segunda-feira, 29 de julho de 2013

RECOMENDAÇÃO AOS MILITARES ESTADUAIS GOIANOS


O Policial Militar, como profissional da segurança pública, deve adotar no seu dia-a-dia, medidas preventivas para sua segurança pessoal, de sua família e da sociedade em geral.

Na presente data, o Estado de São Paulo, está sendo atingido por uma série de ações criminosas, nas quais infratores da lei teriam realizado delitos contra a comunidade e especialmente, contra policiais militares daquele estado.

Há indícios de que estas ações poderiam ter se expandido para outros estados.
A mídia local em especial a reportagem constante no jornal Diário da Manhã do dia 23 de novembro de 2012, relatou informações sobre uma possível preparação para a realização de ações contra a comunidade goiana e contra profissionais da Policia Militar de Goiás, inclusive vinculando fatos ocorridos a esta série de crimes.

Desta forma, como precaução, o Comando da Corporação se antecipa a esses possíveis eventos e expede a presente Nota de Instrução para orientar os policiais militares quanto às ações preventivas que devem ser adotadas, mesmo que estes fatos não se confirmem.

- Medidas de prevenção para à sociedade:

1) Os Policiais Militares devem reforçar a orientação à população no sentido de que seja evitado o fornecimento de informações sobre: itinerários, atividades e hábitos para pessoas desconhecidas.

 2) Reforçar orientação para que em caso de qualquer movimentação estranha em ônibus e espaços coletivos a Polícia Militar deverá ser acionada.

 3) Reafirmar em reuniões comunitárias, nas visitas comunitárias e solidarias e nas abordagens em geral que ações preventivas resguardam a segurança das pessoas, mesmo em casos de normalidade.

 4) Difundir  com maior ênfase todos os telefones das viaturas e do 190 e ultimar esforços para o pronto atendimento a todos os chamados.

 5) Em caso de qualquer necessidade ou mesmo de suspeição a Polícia Militar deverá ser acionada.

- Orientações ao Policial Militar:

1) Selecionar com cautela os ambientes que freqüentará nos momentos de folga. Isso é vital para sua segurança.

2) Mantenha-se permanentemente vigilante, tanto durante o serviço quanto de folga.
3) No interior de estabelecimentos, ou interior de veículos, não distrair-se evitando ser surpreendido por agressores.

4) Em deslocamentos urbanos, ao utilizar veículos de transporte coletivo, escolha assento posicionado estrategicamente, que permita ampla visão do coletivo e jamais durma ou se distraia.

5) Caso esteja portando arma de fogo, mantenha sempre a atenção e postura proativa, conduza-a com responsabilidade e jamais a utilize como meio de solução primária. O uso de coldres adequados evitará que a arma venha a cair ou disparar acidentalmente, que fique exposta ou que exija constantemente que o portador ajuste seu posicionamento. Portar arma discretamente quando de folga preserva a vantagem da surpresa para o policial.

6) Mantenha a identidade funcional de forma não acessível, caso seja abordado por infrator da lei.

7) Não desenvolva conversas que detalhem rotinas da profissão com desconhecidos, nem com conhecidos, amigos e parentes. Uma importante fontede informação para criminosos são os próprios policiais, ao revelarem detalhes sigilosos em conversas informais. Portanto, cuidado com quem ouve suas conversas, pois, mesmo sem maldade, poderá reproduzi-las a criminosos.

8) Cada profissional deve reavaliar riscos do “bico”. Não aceite ofertas de trabalho que ofereçam alto risco à sua segurança e à de sua família.

9) Cuidado com a utilização da internet e em especial das redes sociais. Veja a portaria nº 2346/12 que trata do assunto. Sua segurança e de sua família pode ser colocada em risco.

10) Em trajes civis, vista-se de modo a não chamar a atenção e de forma que não permita ser identificado como policial. Camisetas, japona de farda, bonés e jaquetas, adesivos em veículos ou outras manifestações externas denotam, a um observador atento, muito sobre as características da pessoa observada.

11) Ao sair ou chegar em sua residência, esteja atento quanto a presença de pessoa ou veículo em atitude suspeita e, nestes casos, não saia nem pare, passe direto e acione o COPOM, para uma averiguação.

12) Antes de sair de casa para o trabalho, tenha em mente o trajeto e conte sempre com opções de itinerário, mudando-o quando for necessário.

13) Saiba quais são as unidades da PM mais próximas durante o seu trajeto.

14) Ao estacionar o veículo, desembarque rapidamente. Evite ficar no veículo, mesmo que seja por pouco tempo, como para procurar algum objeto apenas. O agressor não leva mais do alguns segundos para identificar a vítima e iniciar a agressão.

15) Mantenha e se mostre sempre atento no trânsito: o infrator da lei sabe quando a vítima está desatenta.

16) Quando for em direção da moto ou carro para um deslocamento, verifique se não há alguém se aproximando ou próximo ao veículo.

17) Caso você esteja sendo perseguido por motocicleta e a mesma esteja com garupa, procure trafegar em avenidas movimentadas e se possível procure uma unidade da PM ou mesmo uma viatura que esteja no patrulhamento.

- Orientações à família.

1)  Evitar comentários com desconhecidos sobre detalhes da profissão ou de sua residência.

2) Oriente seus familiares a não comentar sobre armamentos, materiais e equipamentos que eventualmente estejam guardados na residência.

3) Assuntos profissionais devem permanecer no âmbito da Instituição.

4) Familiares e empregados devem ser orientados a não fornecerem informações sobre hábitos e rotinas da família via telefone e não permitir a entrada de estranhos para concertos e revisões domiciliares não agendadas previamente.

5) Ao contratar empregados ou prestadores de serviços para sua residência, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente.

6) Armas e munições na residência devem ser guardadas em locais de maior segurança, longe do acesso de crianças e curiosos.

7) Tenha cuidado com fardamentos e equipamentos que eventualmente leve para sua residência, evitando que sejam dispostos em local de fácil acesso e visualização e sejam possíveis alvos de subtração.

8) Esteja atento à movimentação de pessoas estranhas nas proximidade de sua residência.

9) Pense na segurança física de sua residência.

10) Tenha atenção especial para entrar e sair do domicílio, ocasiões em que os marginais utilizam com mais frequência para abordar os moradores;

FONTE: "PORTAL DA PMGO"

AUDIÊNCIA PÚBLICA - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE GOIÁS EM 2009


Isaura Lemos promove audiência pública sobre o Césio 137.
A deputada estadual Isaura Lemos, líder do PDT em Goiás, promove nesta quinta-feira, dia 17, audiência pública sobre o tema “Césio 137: política permanente sobre as vítimas do acidente. A audiência será realizada a partir das 8h30, no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa. Trata-se de um tema importante, sobretudo por ocasião dos 22 anos do acidente com o Césio em Goiânia e dos 64 anos do lançamento de bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Já confirmaram presença o coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-GO/CNEN), Leonardo Bastos Lage; o professor Júlio Nascimento, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa do Acidente com o Césio 137 da Universidade Católica de Goiás (NIPAC-UCG); professor Luiz Antonio Lobo, diretor do Departamento de Ciências Jurídicas da UCG; professora Elisabeth Bicalho, diretora do Departamento de História, Geografia e Relações Internacionais da UCG; Odesson Alves Ferreira, presidente da Associação das Vítimas Civis do Acidente com Césio; sargento Santos Francisco de Almeida, presidente da Associação das Vítimas Militares; Takashi Morita, presidente da Associação das Vítimas da Bomba Atômica; Marco Túlio de Oliveira e Silva, procurador geral da República em Goiás; e Nilo D`Ávila, representante do Greenpeace.
Também foram convidados a secretária de Estado de Saúde, Irani Ribeiro Moura; Joel Sant`anna Braga Filho, secretário estadual de Ciência e Tecnologia; Roberto Gonçalves Freire, secretário estadual do Meio Ambiente; o ministro Sebastião Castro Filho; Zacharias Kalil Hamu, superintendente da Suleide; entre outras autoridades.

“Promoção das vítimas do Césio-137 é resgate histórico”, diz Comandante Geral da PM

“Promoção das vítimas do Césio-137 é resgate histórico”, diz Comandante Geral da PM

Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Silvio Benedito Alves, avaliou como uma grande conquista e resgate histórico, a promoção dos policiais e bombeiros militares vítimas do Césio-137. A promoção por ato de bravura foi anunciada pelo governador Marconi Perillo na noite da última sexta-feira (26), durante a solenidade em comemoração aos 155 anos da corporação.
Ao todo, 189 policiais e 18 bombeiros militares vítimas do Césio-137 serão promovidos.  De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o Césio-137, que aconteceu na capital, em 1987, foi o maior acidente radiológico registrado no mundo envolvendo uma fonte radioativa utilizada em hospitais. “Sem dúvida é uma grande conquista. Alguns dos policias já estão mortos e outros ficaram com sequelas graves”, lembra.
Para o capitão da PM Carlos Lira, uma das vítimas do Césio-137, a promoção é um reconhecimento justo aos profissionais que trabalharam diretamente na área afetada. “Na época, muitos de nós trabalhamos sem nenhum tipo proteção. Nossa vida mudou. Enfrentamos preconceitos e vários problemas de saúde”, conta.
Promoções – Além das promoções das vítimas do Césio-137, cerca de 2 mil oficiais e praças da Polícia Militar serão promovidos. O decreto com as promoções deverá ser publicado ainda hoje. 
Texto: Soldado Rafael Cardoso.