quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ARTIGO

Relatório que concede promoção de militares que atuaram no Césio-137 é aprovado por unanimidade


ASSESSORIA MARCOS MARTINS                                                                 
Os 21 deputados presentes na reunião de ontem, da Comissão Mista, da Assembleia Legislativa,  aprovaram por unanimidade o projeto relatado pelo deputado estadual Marcos Martins ( PSDB) que trata da promoção por ato de bravura dos policiais e bombeiros militares inativos que atuaram na época do Césio 137. A proposta segue agora para apreciação em Plenário. O Projeto aponta sobre o reconhecimento por mérito de policiais e bombeiros militares inativos que trabalharam durante o acidente radiológico com o isótopo Césio 137, o maior deste tipo da história da humanidade, que ocorreu em Goiânia, em setembro de 1987.
O relator, Marcos Martins, argumentou que o Estado de Goiás, recentemente, reparou um erro histórico, promovendo por ato de bravura todos os policiais militares e bombeiros em atividade que atuaram durante aquele período de crise. De acordo com a justificativa, o mesmo reconhecimento não foi dado aos militares que não estão mais na ativa – alguns, diz o texto, inclusive se aposentaram por causa de enfermidades provocadas pela radioatividade.
Ainda de acordo com o parecer do relator da matéria , que teve origem na Governadoria do Estado, a medida terá efeito retroativo a 31 de julho de 2013, ou seja, na mesma data de vigência do ato que concedeu benefício similar aos militares da ativa. “Este é um momento importante para honrar todo o esforço e dedicação dos colegas bombeiros e policiais militares que arriscaram suas vidas para uma causa importantíssima, ou seja, é um resgate histórico”, concluiu Marcos Martins.

AGRADECIMENTO AOS HONRADOS HERÓIS DO CÉSIO 137!


                Agradeço a Deus e a todas autoridades Civis, Militares, Eclesiásticas e demais autoridades em todos os níveis de esfera de governo de Goiás, inclusive o Exmº. Sr. Dr Joaquim Claudio Figueiredo Mesquita - DD. Secretario de Segurança Pública de Goiás, Exmº. Sr. Dr. Marconi Ferreira Perillo Junior - DD. Governador de Goiás, Exmº. Sr Cel PM/GO Silvio Benedito Alves - DD. Comandante Geral da PMGO, Exmº. SR. Cel BM/GO Carlos Helbingen Junior - DD.Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, e demais lideranças classistas da PMGO e CBMGO e outras que não mencionei, por ter dado crédito às reivindicações pleiteadas pela Associação dos Militares Vítimas do Césio 137 (AMVC-137), pelo êxito do cumprimento de nossa missão de lider classista, no qual juramos solenemente, e após 26 anos de luta, hoje tivemos a confirmação do poder legislativo estadual, reconhecendo o direito de Militares Inativos Vítimas do Césio137 em paridade ao Militares Ativos. Caros leitores e Associados da AMVC-137,  agradecemos a todos vocês, que nos fizeram um lider classista nato, que nunca desistiu de seus objetivos,  que as mobilizações feitas em Audiências Públicas não foram em vão, mesmo em se tratando de reivindicação pacífica, prevista na Lei  Federal nº 12.646 de 16 de maio de 2012,    

              Sinto-me que a Democracia Brasileira, após 26 de lutas tiveram marcada por fatos, históricos, heróicos, pacíficos e humanitários, missões que sirvam de exemplos para todos os nossos anjos da guarda da segurança pública de nosso Estado de Goiás, estou muito orgulhoso em saber que dentro de poucos dias serei um dos subtenentes PM/GO herói reconhecido em lei de Goiás, que ajudou o Estado de Goiás a descontaminar Goiânia-GO de um maior  acidente  radioativo ocorrido em  área urbana planeta, como Presidente da ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES VÍTIMAS DO CÉSIO 137 (AMVC-137)  parabenizo todos os meus pares, subordinados e superiores que estiveram engajados na Operação Césio 137 em 1987, que descontaminaram Goiânia_GO no ano de 1.987, concluindo com êxito seu desiderato, Acidente este de proporção gigantesca de repercussão nacional e internacional,  onde Goiânia-GO, virou um laboratório vivo no assunto, em termos mundiais, com personagens vivas da história.

             Agradeço a Deus por ter me permitido ser um herói no meu Estado, agradeço também a todos meus amigos anônimos que não citamos o nome, que confiaram na nossa missão, mesmo que vista a olho nu não seria possível, mas para Deus tudo é possível. Razão que justifica a honrada concessão da Ação Meritória desses Heróis, passiva de Ato de Bravura.

                        Atenciosamente, 



Santos Francisco de Almeida - 1º SGT PMR/R
          Presidente da AMVC-137 .