quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FOINTE: http://www.abadiadegoiasnoticias.com/2013/09/abadia-de-goias-aprovado-reconhecimento.html


ABADIA DE GOIÁS: Aprovado reconhecimento por bravura a policiais que atuaram em acidente do Césio-137.



ONTEM 4/09/ 2013 FOI APROVADO PROJETO DE LEI PERMITE PROMOVER POR ATO DE BRAVURA MILITARES INATIVAS VÍTIMAS DO CÉSIO 137



Policiais e bombeiros militares inativos que atuaram durante o acidente radiológico com o isótopo Césio 137, ocorrido em Goiânia em 1987, poderão ser promovidos por bravura. A proposta consta do processo nº 3.195/2013, da Governadoria, que acaba de ser aprovado pela Comissão Mista, por unanimidade e com manifestação de apoio dos policiais presentes no Auditório Sólon Amaral. A deliberação aconteceu na tarde desta terça-feira, três.
Nas razões do processo, a Governadoria argumenta que o Estado de Goiás, recentemente, reparou um erro histórico, promovendo por ato de bravura todos os policiais militares e bombeiros em atividade que atuaram durante aquele período de crise. De acordo com a justificativa, o mesmo reconhecimento não foi dado aos militares que não estão mais na ativa - alguns, diz o texto, inclusive se aposentaram por causa de enfermidades provocadas pela radioatividade.
"É de se esclarecer que a jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região reconhece a reparação de dano causado por radioisótopos como um direito indisponível e insuscetível de prescrição, o que permite, desse modo, conferir tratamento isonômico a todos os militares participantes do episódio, inclusive àqueles que, de alguma forma, foram expostos à radiação pela guarda do material e objetos contaminados, no exercício da vigilância do Depósito Provisório de Abadia de Goiás", registra o ofício do Executivo.
A Governadoria explica ainda que a medida terá efeito retroativo a 31 de julho de 2013, ou seja, na mesma data de vigência do ato que concedeu benefício similar aos militares da ativa.
"A promoção pretendida, nos termos do projeto, dar-se-à mediante requerimento do interessado e após procedimento apuratório da ação meritória, de conformidade com a legislação que rege a promoção de oficiais e praças de cada corporação, respectivamente", justifica a Governadoria.

Fonte: acspmbmgo

Postado por Selzy Quinta

FONTE: http://www.ssp.go.gov.br/noticias/governo-concede-promocao-a-oficiais-que-trabalharam-na-contencao-do-cesio-137.html

GOVERNO CONCEDE PROMOÇÃO A OFICIAIS QUE TRABALHARAM NA CONTENÇÃO DO CÉSIO 137

     A A A
O governador Marconi Perillo anunciou na noite desta sexta-feira, dia 26, a promoção de oficiais da Polícia Militar que, no exercício da função, colocaram suas vidas em risco ao atuar em ambientes contaminados pelo Césio 137, em uma das maiores tragédias radioativas já registradas, ocorrida na capital goiana em 1987.
“Hoje tenho a satisfação de anunciar a promoção por mérito e honra de todos os oficiais que bravamente colocaram suas vidas em risco para conter o avanço da contaminação radioativa do Césio 137. Amparado nesse estudo, temos a tranquilidade de conceder uma promoção sem margens para a contestação, inclusive aos PMs falecidos”, declarou Marconi.
O anúncio foi feito durante solenidade de comemoração dos 155 anos de fundação da Polícia Militar goiana, realizada na sede da Academia de Polícia Militar, em Goiânia. Marconi  também aproveitou para informar que a partir de segunda-feira, dia 29, dois mil novos oficiais e praças também terão sua promoção publicada no Diário Oficial. “Com isso, estamos cumprindo o compromisso de promover os bravos oficiais da nossa polícia goiana. Desde o ano passado, já concedemos a promoção a dez mil praças, e vamos continuar valorizando o empenho da PM Goiás de várias formas, seja promovendo a sua modernização, equipando-a, melhor qualificando-a e reconhecendo o empenho de seu nobre ofício”, argumentou.
O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Sílvio Benedito Alves, evidenciou os avanços pelos quais a corporação goiana tem passado. Avanços esses, segundo ele, amparados no constante investimento do Governo de Goiás na capacidade dos oficiais da força de segurança estadual. “Hoje comemoramos os 155 anos de fundação de uma corporação que nasceu para servir e proteger o patrimônio material e imaterial dos goianos, para conter desvios de conduta, combater o crime, proteger o cidadão e fazer se cumprir a lei. São 12 mil homens e mulheres que honram essa corporação trajando o seu uniforme”, disse.
Segundo o comandante, as melhorias promovidas pelo atual governo, que renovou inteiramente a frota de veículos, adquiriu novos e modernos armamentos, permitindo a todo oficial militar substituir os antigos revólveres calibre 38 por pistolas semiautomáticas .40, entre outras ações, permitiu que nestes primeiros seis meses do ano, muito se avançasse na prevenção e no combate ao crime.
Só neste primeiro semestre a PM Goiana já realizou 21.270 operações, apreendeu 1.420 armas – o que equivale a uma média de 20 armas por dia – ; capturou 1.960 foragidos; recuperou 6.748 carros roubados; apreendeu mais de seis toneladas de entorpecentes e ainda realizou mais de três mil prisões em flagrante. “Os números comprovam a eficiência e dedicação de nossos oficiais no pleno exercício de suas funções”, analisou o comandante.

A Solenidade
Durante a noite desta sexta-feira, dia 26, autoridades políticas e militares estiveram presentes na sede da Academia da Polícia Militar para prestigiar a comemoração dos 155 anos de fundação da PM goiana. Na ocasião, também foi realizado o lançamento do selo alusivo à data, bem como do carimbo que será utilizado no fechamento das correspondências postadas na unidade dos Correios, situada na Praça Cívica, pelos próximos 30 dias. Após esse período, a peça fará parte doMuseu dos Correios, sediado em Brasília.
Também foi realizada a formatura do Curso de Habilitação de Oficiais, auxiliares da Polícia Militar.

ARTIGO SOBRE APROVAÇÃO ´PROJETO PROMOÇÃO DO CESIO 137





Coronel Silvio Alves:






Promoção das vítimas do Césio 137 é resgate histórico














Comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Silvio Benedito Alves, avaliou como uma grande conquista e resgate histórico, a aprovação do projeto de lei que promove por bravura policiais e bombeiros militares, que trabalharam durante o acidente radiológico Césio 137.


O projeto 3.195/2013, de autoria da Governadoria, foi aprovado em segunda e última votação na quinta-feira, dia 5. “Sem dúvida é um reconhecimento justo. Agradecemos ao governador Marconi Perillo e o secretário de Segurança, Joaquim Mesquita, por viabilizarem projetos importantes”, enfatiza o comandante.


Acidente - De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o Césio 137, que aconteceu na capital, em 1987, foi o maior acidente radiológico registrado no mundo envolvendo uma fonte radioativa utilizada em hospitais.





Texto: Soldado Rafael Cardoso.






FONTE: http://www.pm.go.gov.br/Portal/principal.php?link=2&idc=70026&idt=2

SESSÃO SOLENE DESTINADA A CONCEDER A MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA, REALIZADA NO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2012

SESSÃO SOLENE DESTINADA A
CONCEDER A MEDALHA DO MÉRITO
LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO
TEIXEIRA, REALIZADA NO DIA 14 DE
SETEMBRO DE 2012
PRESIDENTE: Daniel Messac
COMPARECERAM OS SEGUINTES SENHORES DEPUTADOS: Daniel Messac, Major Araújo.
O SR. PRESIDENTE:- Sob a proteção de Deus, declaro aberta a presente Sessão Solene destinada a conceder a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, conforme Requerimento nº 264, de autoria do nobre Deputado Major Araújo.
Neste instante, ouviremos a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música da Polícia Militar.
(A BANDA DE MÚSICA DA POLÍCIA MILITAR EXECUTA O HINO NACIONAL BRASILEIRO)
(APLAUSOS)
O SR. PRESIDENTE:- Agradecemos o comparecimento da Banda de Música da Polícia Militar, que muito tem abrilhantado as solenidades desta Casa.
Cumprimento o Assessor Especial da Governadoria, Doutor Clóvis de Oliveira, que neste ato representa o Excelentíssimo Senhor Governador do Estão de Goiás, Doutor Marconi Ferreira Perillo Júnior; Cumprimento o Coronel Edson Costa Araújo, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás; Cumprimento o Tenente-Coronel Fernando Carlos Brandão, representando o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros; Cumprimento o Assessor Parlamentar Renato Rassi, representante do Senador Cyro Miranda; Cumprimento o Diretor Técnico de Atendimento Horácio Melo Cunha e Santos, representante do Presidente do DETRAN, Doutor José Taveira Rocha; Cumprimento também o Promotor de Justiça Robertson Alves Mesquita, representante do Ministério Público do Estado de Goiás; Cumprimento o 1º Sargento da Reserva Santos Francisco de Almeida, Presidente da Associação dos Militares das Vítimas do Césio 137.
Neste momento, concedo a palavra a um dos representantes, nesta Casa, da classe da Polícia Militar e que aqui tem sido um verdadeiro soldado, trabalhando incessantemente na representação.
Concedo a palavra ao nobre Deputado Major Araújo, proponente desta homenagem.
O SR. DEPUTADO MAJOR ARAÚJO:- Bom-dia a todos os senhores e senhoras. Eu quero cumprimentar o Deputado Daniel Messac, um dos Deputados mais brilhantes da atual Legislatura, Deputado de postura, Deputado que tem se proposto a mudar o Legislativo Estadual, no sentido de buscar sua independência verdadeira.
Nós precisamos, Deputado Daniel Messac, de pessoas comprometidas com o Legislativo forte, assim como Vossa Excelência. Eu acredito muito em sua persistência e sei que nós chegaremos lá.
O Deputado Daniel Messac é Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação desta Casa tem nos ajudado, tem sido fundamental, e tem sido, sem sombra de dúvidas, o Deputado mais importante nas conquistas que já avançamos e que podemos avançar. Agradecemos por ter aceitado o nosso convite para os trabalhos que Vossa Excelência tem feito em prol dos militares goianos.
Gostaria de cumprimentar o Assessor Especial da Governadoria, Doutor Clóvis de Oliveira, representante do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Goiás, Doutor Marconi Ferreira Perillo Júnior. E, ao cumprimentá-lo, cumprimento o Governador, agradecendo sempre pela vontade em estabelecer o diálogo com a nossa classe, em aceitar propostas, estudar propostas, e espero muito que sejam concretizadas. Acredito no Governador, e tenho certeza de que, através de sua capacidade de assimilar, é uma de suas qualidades, de ter sensibilidade para com aqueles que mais precisam, com certeza saberá também que os militares necessitam de mais apoio, de melhorias, especialmente na carreira, melhorias salariais e todas as melhorias que temos proposto nesta Casa. O Governador tem ouvido, tem discutido com a sua equipe, nos ajudado no sentido de 
vançar nessas conquistas.
Cumprimento o Coronel Edson Costa Araújo, Comandante-Geral da Polícia Militar, sempre presente e atuante, parabenizando-o, Coronel, pelo seu comando; o Tenente-Coronel Fernando Carlos Brandão, representando aqui o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, muito obrigado pela presença; o Assessor Parlamentar Renato Rassi, representando o Senador Cyro Miranda, sempre presente em nossas solenidades, seja presencialmente, seja muito bem representado pelo Senhor Renato Rassi, agradeço sua presença e a presença do Senador; o Diretor-Técnico de Atendimento do DETRAN, Senhor Horácio Melo Cunha e Santos, representante do Presidente do DETRAN, Doutor José Taveira Rocha, a quem cumprimento, é um amigo nosso, um amigo da Polícia Militar, e que, com certeza, está muito bem representado aqui nesta manhã, e também este órgão importante e parceiro da Polícia Militar, que é o DETRAN; o Promotor de Justiça, Doutor Robertson Alves Mesquita, representante do Ministério Público do Estado de Goiás; o 1º Sargento da reserva, Sargento Santos Francisco de Almeida, Presidente da Associação dos Militares Vítimas do Césio 137. Cumprimento, finalmente, todos os familiares presentes, todos os militares, a nossa banda de música, que como sempre veio abrilhantar a nossa solenidade. É muito chata uma Sessão Solene sem a presença de nossa banda de música, não é, Deputado Daniel Messac? Tivemos o desprazer de presidir Sessões Solenes onde não havia a presença da banda de música. Eu os cumprimento por isso e, espero, Coronel Edson, que possamos juntos fazer um trabalho para que essa banda seja valorizada, que o seu efetivo seja recomposto ou que aumente mais ainda. Nós não podemos deixar acontecer o que está acontecendo em Goiás, onde a nossa banda de música conta hoje com apenas oito integrantes, a nossa banda acabar.
Então, cumprimento a banda, cumprimento a todos os amigos, “TV Assembleia,” funcionários desta Casa.
Quero cumprimentar, de forma muito especial, o Major Augusto. Estou olhando para o Coronel Silveira e tentando falar o nome do Major Augusto, e só me vem na cabeça o nome do Coronel Silveira. Mas quero cumprimentar o Major Augusto, filho do nosso Coronel Silveira, e presente neste ato, é assistente da nossa assistência no Ministério Público Estadual. Está sempre presente nas nossas Sessões Solenes, um grande oficial e que tem, com certeza, representado a Polícia Militar muito bem no Ministério Público.
Cumprimentá-lo de forma especial mesmo e com muita reverência o Coronel Silveira. O Coronel Silveira que, com certeza, foi um dos pioneiros na representação nesta Casa. Digo um dos pioneiros, Coronel Silveira, porque depois da democracia eu me lembro do senhor nesta Casa, juntamente com o Percussor, e que hoje com certeza sigo alguns dos exemplos que o senhor deixou nesta Casa.
O Coronel Silveira é uma pessoa que gostaria de confidenciar a todos os senhores, especialmente aos militares nesta Casa, que além de amigo é um conselheiro que nós temos e que fomos buscar logo que assumimos a Associação dos Oficiais, e principalmente quando assumimos o mandato nesta Casa. Deputado chega aqui de forma muito desorientada, e tem que buscar orientação com aqueles que passaram por aqui e com os que aqui estão. Contamos, com certeza, com o apoio dos nossos Parlamentares mais antigos, como o Deputado Daniel Messac, mas contamos muito com aqueles que representaram, e representaram bem a Polícia Militar neste Parlamento. Cumprimento o Coronel Silveira, e fico muito feliz de tê-lo aqui em nosso meio neste dia, nesta homenagem.
Quero, enfim, cumprimentar todos os demais presentes, os homenageados, os seus familiares. Ninguém merece essa homenagem mais do que os nossos militares, seja ele bombeiro ou policial militar, desempenha o serviço mais essencial de todos no Estado de Goiás e no Brasil. Então merecem, com certeza, essa justa homenagem.
É com extrema satisfação que a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás abre suas portas para recepcionar e homenagear os policiais e bombeiros militares nesta manhã, oportunidade em que nós, Deputados, e toda a sociedade goiana, reconhecemos o valoroso trabalho destes profissionais de fibra, que dignificam e honram o nosso Estado de Goiás ao desempenharem com afinco suas missões.
Gostaria de esclarecer-lhes que o nosso intuito era proporcionarmos duas Sessões Solenes distintas. A primeira, em comemoração aos 154 anos da gloriosa Polícia Militar do Estado de Goiás, algo que gostaria de ter realizado ainda na primeira semana de agosto. A segunda Sessão, com o propósito de recordarmos e refletirmos sobre o maior acidente radiológico urbano do mundo: o acidente radiológico com o Césio 137, ocorrido no ano de 1987, que ontem completou vinte e cinco anos. Entretanto, por questões de alta demanda, não foi possível.
Portanto, nada mais justo do que serem agraciados com a maior honraria desta August Casa de Leis, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
A biografia da Polícia Militar de Goiás a maioria já conhece, quando em 28 de julho de 1958 o então Presidente da Província de Goyaz, Doutor Januário da Gama Cerqueira, sancionou a Resolução nº 13, criando a Força Policial de Goyaz. Contudo, apesar do brilhantismo de nossa história e dos milhares de combatentes que dignificaram nossa corporação, darei ênfase ao presente, pois acredito que estamos construindo um ambiente cada dia mais favorável para a segurança pública eficiente e para uma PM mais cidadã, seja no trato com a sociedade, seja nas relações interpessoais com seus integrantes.
Ao desenvolver o discurso desta manhã, refleti muito sobre nossa corporação, os anseios da tropa, as necessidades do povo goiano e o que deveríamos fazer para melhorarmos nosso atendimento oferecendo segurança pública a todos. Não tive dúvidas de que a valorização dos militares goianos é o primeiro passo para conseguirmos êxito em nosso objetivo.
Por isso, para que sejamos coroados pela vitória do bem frente ao mal, devemos oferecer um tratamento digno aos nossos irmãos de farda. Não almejamos excepcionalidade, mas sim os mesmos benefícios adquiridos por outros entes da Segurança Pública. E, nesse sentido gostaria muito de contar com o apoio do nosso Comandante-Geral, Coronel Edson, para lutar ao nosso lado por benefícios para os militares.
Não podemos abrir mão de questões estruturais importantes, como, por exemplo, as promoções automáticas, pois no nosso Estado Democrático de Direito e, diante de uma sociedade formada pelo dinamismo, é inconcebível que um trabalhador goze de sua primeira promoção apenas aos 23 anos, ou após os 23 anos, de seu ingresso. Não permitiremos que isso continue acontecendo em Goiás, além disso, temos como meta o projeto de carreira única, uma vez que acreditamos que a mesma seja ideal para a estrutura organizacional da nossa corporação, bem como seja a forma mais digna para um militar, que deverá percorrer todos os degraus até chegar ao oficialato. Tudo através da meritocracia.
Através desse projeto permitiremos que os militares realizem seus sonhos de ascensão profissional, pois com dedicação, motivação e perseverança alcançarão os principais postos da instituição.
Contudo, apesar de estarmos em nosso primeiro mandato, que ainda não chegou nem na metade, acredito que estamos oferecendo uma ajuda substancial com o fomento da nossa colaboração, e principalmente para os membros que a integram, fatos que refletem em benefícios para a sociedade goiana, que conta com uma PM forte e, consequentemente, mais eficiente em suas características constitucionais na defesa da segurança pública.
Através de muito labor conseguimos a aprovação da aposentadoria aos 25 anos para as militares goianas. Algo justo e necessário, que resgata benefícios ofertados para outras categorias da Secretaria de Segurança Pública.
Além disso, depois de nossa manifestação através de audiências públicas conseguimos avançar no sentido de estabelecermos uma jornada digna de trabalho. Jornada que está sendo proposta pela Polícia Militar através de recomendação do Ministério Público, a quem, nesta oportunidade, agradecemos. A jornada foi fixada em 42 horas.
Fazemos deste momento um momento de agradecimento também pelo trabalho que o Ministério Público tem prestado ao nosso lado, no sentido de discutir os problemas graves que afetam os militares e que afetam a sociedade. A jornada de trabalho afeta diretamente a sociedade. O policial na rua, com uma saúde abalada por uma carga de trabalho muito alta, por uma jornada excessiva, traz riscos para a sociedade e traz riscos para os próprios colegas.
Nós temos muito registro de casos em que os colegas têm surtado dentro dos batalhões e nós não podemos omitir esses fatos aqui, e é por isso que pedimos aqui cada vez mais o apoio do comando, da instituição, do Ministério Público, de todas as instituições que podem nos ajudar a resolver definitivamente esse grave problema.
Aqui nós falamos dos 25 anos das policiais femininas, que me parece que no dia 5 de julho teve concretizado aqui nesta Casa, com o apoio de muitos Deputados. Mas aqui quero salientar o apoio fundamental do nosso Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Deputado Daniel Messac, que, ao procurarmos a respeito da possibilidade de colocar em votação rápido, ele simplesmente falou: “Deputado, o senhor vai escolher. Eu respeito muito os militares e o senhor vai escolher a data”. Eu gostaria muito de indicar aqueles que mais trabalharam em favor dos 
militares, mas, com certeza, o Deputado Daniel Messac foi um deles, colocou em votação no dia mais propício, ajudou na articulação para a sua aprovação e depois ajudou aqui a compor o quorum especial, sempre do nosso lado, no sentido de resgatar essa conquista para todas as categorias, seja pública ou privada. As mulheres têm previdência privilegiada com relação aos homens. Apenas os militares não gozavam desse benefício. E entre os militares do Brasil, nós ainda somos uma das instituições que estavam ficando para trás. Então, agradeço aqui ao Deputado Daniel Messac, mais uma vez, pela sua contribuição, e registro aqui especialmente perante as militares femininas, o seu apoio fundamental no sentido de aprovar essa emenda.
Também computamos com êxito o anúncio de um novo concurso, pois sabemos das dificuldades enfrentadas pela ausência de efetivo, além de não conseguir cobrir todo o Estado, sobrecarregamos nossos irmãos de farda em jornadas subumanas.
Nesta oportunidade, suplicamos ao Governador Marconi Perillo que viabilize urgentemente o processo seletivo, compromisso já publicado pela imprensa, no primeiro semestre, e que ate hoje não foi realizado, no sentido de preenchimento das 1.180 vagas para reposição do déficit do efetivo da Polícia Militar. Esse é um clamor não só nosso, mas de toda a sociedade.
Por tudo isso, quero ressaltar que nosso mandato continuará à disposição dos militares goianos, escutando suas reivindicações e lutando por melhorias para a categoria, uma vez que acreditamos ser essencial para o bem-estar de toda sociedade goiana.
Em relação ao nosso segundo momento de homenagens, lembro-me de que há vinte e cinco anos, no dia 13 de setembro de 1987, dois catadores de lixo reciclável de Goiânia deram início ao que seria o terceiro maior acidente radiativo do mundo, atrás apenas de Chernobyl, na Ucrânia, e de Fukushima, no Japão.
A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho que era utilizado em radioterapia das instalações de um hospital abandonado foi encontrado na zona central desta Capital.
O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de um ferro-velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado a terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas.
O acidente com o Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora de usinas nucleares, cujas consequências foram quatro mortes imediatas, sessenta posteriormente e seiscentas e vinte e oito vítimas contaminadas diretamente, reconhecidas pelo Ministério Público, razão porque, nesta oportunidade, homenageamos dois dignos representantes do Ministério Público Estadual.
Aliás, nós gostaríamos de ressaltar o grande trabalho do Ministério Público, no sentido de reconhecimento das nossas vítimas, desse reconhecimento e da reparação que o Estado deveria fazer, até melhor do que está fazendo. Estado que digo, o Estado de Goiás, o Estado brasileiro, que deveria reparar, e se o faz minimamente é, também, pelo apoio incondicional desses valorosos Promotores de Justiça que aqui hoje resolvemos também homenagear.
Nesse trágico cenário de resultados e consequências indescritíveis, grande número de policiais militares e bombeiros militares foram escalados para isolar, controlar e fazer a segurança dessa área, sem qualquer tipo de informação sobre a gravidade e os riscos da missão e desprovidos de qualquer instrumento de proteção individual até a final descontaminação da área, sofrendo resultados funestos, além de alterações biológicas como cardiopatias, dermatoses, perda de dentes, problemas ginecológicos e diversas patologias oncológicas, perda de membros e funções. Esse é o quadro que assola vários de nossos policiais, e alguns deles sendo homenageados aqui. Senhores e senhoras, é visível, e os senhores verão aqui, no contato visual com essas pessoas, o quanto essas pessoas têm sofrido.
Foram necessários dezesseis dias para perceberem que a substância estava deixando centenas de pessoas doentes. Durante esse tempo a contaminação só se espalhava. Após o desastre, os trabalhos de descontaminação produziram 13,4 toneladas de lixo radioativo, entre roupas, utensílios, plantas, animais, restos de solo e materiais de construção. Tudo isso foi armazenado em cerca de 1.200 caixas, 1.900 tambores e 14 contêineres, guardados em um depósito construído na cidade de Abadia de Goiás, e lá deve ficar por pelo menos 180 anos.
Por tudo isso gostaria de homenagear nesta oportunidade todos os militares goianos que combateram esse mal desconhecido, enfrentando mortes, doenças e o preconceito. Peço que os nossos homenageados de hoje levem a nossa mensagem de fé e esperança a todos que não puderam estar presentes nesta cerimônia.
Esta data jamais será esquecida, bem como as seqüelas do Césio 137, algo que continha apenas 19,26 gramas de Cloreto de Césio, mas que foi causador de uma dor irreparável ao povo goiano.
A vocês que nesta manhã representam as vítimas do Césio, nossa singela homenagem, que muito mais do que agraciar, tem o objetivo de refletir e lembrar os entes queridos que já se foram em decorrência deste problema. Desejo também deixar meu total apoio para que os heróis goianos que enfrentaram o Césio sejam todos promovidos como forma de reconhecimento do Estado ao grande sacrifício feito.
Faço uma ressalva aqui, neste momento, para reconhecer, Santos, o trabalho da Associação das Vítimas Militares do Césio. Se tiver alguém que merece ser reconhecida pela conquista que foi anunciada recentemente pelo próprio Governador na Academia de Polícia Militar é a Associação das Vítimas Militares do Césio, muito bem dirigida por você, Sr. Santos. Você fez o papel que todas as associações deveriam fazer. Foi persistente, buscou, bateu às portas do Ministério Público, como tem batido com remédios, tem batido em favor das vítimas, seja para que causa for. E você foi fundamental para isso.
Nós fizemos a nossa parte. Procurados pelo Santos, mandamos um documento bem fundamentado ao Governo do Estado, e muito bem respondido pelo Governador, através do Gabinete Civil. Depois de estudos eles nos responderam que as promoções dependeriam exclusivamente do Comando-Geral da Polícia Militar. E assim o documento foi emitido também para a Polícia Militar, e foi possível, através dessa junção de forças, e chegar nesse resultado.
Isso não repara, de forma alguma, a perda que esses policiais militares tiveram, a perda que suas famílias tiveram e o dano que sofreram. Mas, com certeza, ele minimiza bastante a dor que todas essas pessoas têm sofrido.
Então, quero parabenizá-lo, Santos, pela sua persistência, pelo seu trabalho. Você merece estar à frente dessa associação e essas vítimas, esses militares vítimas do Césio merecem ter um presidente como você. Parabéns.
Desejo este que estamos prestes a ver concretizar-se, já que procedimentos
administrativos, provocados por nossa iniciativa também, estão senso concluídos, fato que permitirá a ascensão do militar ao grau hierárquico imediatamente superior.
Para finalizar, gostaria de dizer a todos que tenho por esta questão do Césio um cuidado muito especial.
Em 1987, ingressei na Polícia Militar, aqui tem um colega de turma que quero cumprimentar, neste momento, o Tenente-Coronel Davi Dantas, que conosco participou. Nós participamos daquilo, assim até nos divertíamos com aquele momento, sem saber nada ou muito pouco a respeito da gravidade daquela situação. Ajudamos a isolar a via por onde passou os rejeitos, fizemos a guarda inicial, pelo menos um mês, fazendo a guarda do local onde hoje se encontra o depósito. Graças a Deus, não me sinto vítima do Césio, não me sinto contaminado, não tenho nenhuma sequela a respeito desse trabalho que realizamos ali, graças a Deus, talvez por milagre de Deus, porque estivemos muito próximos ali. Como também desconheço qualquer um de nossa turma que tenha tido, mas gostaria de dizer que tenho um cuidado muito especial para com isso.
É uma causa minha também, Santos, eu vivi esse momento, nós participamos ativamente disso. Portanto, gostaria de registrar e dizer que o nosso empenho pessoal de reconhecimento, que não pára por aqui com essas promoções, nós não vamos parar, e vamos buscar homenagear todas as vítimas, podemos até não conseguir, mas vamos procurar homenagear todos aqueles, não só as vítimas, mas aqueles que participaram desse episódio, mesmo não sendo hoje reconhecido como vítima, mas dizer que isso se deve também pelo momento que nós também vivemos e participamos.
Senhores, nós gostaríamos, antes de finalizar, de dizer que gostaria de cumprimentar aqui uma das vítimas também, que, junto ao Santos, tem nos procurado e tem atuado, buscando essa reparação, é o Cabo Lima, ouviu, Lima? Você também é um exemplo de persistência. Eu nunca vi o Lima reclamando da vida e nos procurar sem um sorriso no rosto. O Cabo Lima está aqui na frente, na primeira fila, embora todos nós, aos termos contato visual com ele, saibamos que se trata de uma vítima. Parabéns, Lima, você tem um espírito forte, é um ser humano exemplo para todos nós e que leva a sua vida de forma a superar essa e superado, tenho certeza de que tem superado qualquer momento difícil em sua vida.
Quero dizer que estamos fazendo a entrega dessa medalha hoje e, lamentavelmente, pela primeira vez em nosso mandato vamos entregar o certificado, que já será a prova de que os senhores têm direito à medalha. Por questões administrativas a Assembleia não conseguiu fazer, licitar e fazer a compra das medalhas a tempo. As medalhas foram nesta Casa, através de Projeto de Resolução, limitadas em cinco, e o Presidente nos garantiu que todas as entregas de medalhas que estavam programadas para este ano seriam cumpridas. Mas pela aprovação desse Projeto de Resolução tivemos esse problema, e assim que as medalhas chegarem faremos questão de entregá-las a cada um de vocês e, quem sabe, com a ajuda do Comandante-Geral, seja feita uma solenidade em que os bombeiros também, porque alguns estão sendo agraciados como vítimas do Césio-137, e que os comandantes nos ajudem a fazer a entrega solenemente, quem sabe dentro do quartel. Assim também faremos questão de irmos ao Ministério Público entregá-la, pedindo ao Procurador- Geral de Justiça que nos ajude, para que seja feita da forma mais solene possível.
Gostaria, por fim, de agradecer a todos enviando uma mensagem à sociedade goiana e a todos os familiares dos homenageados desta manhã. Tenham orgulho e valorizem seus maridos, valorizem seus filhos, valorizem seus irmãos, esposas e amigos, pois eles são fundamentais para a manutenção da paz, do sossego e da harmonia social, condições essenciais para a vida em sociedade e para existência do próprio Estado Democrático de Direito.
Muito obrigado a todos, e que Deus os ilumine. Que Deus abençoe a cada um de vocês pelo trabalho brilhante que realizam em prol da sociedade, e que a nossa sociedade possa reconhecê-los cada vez mais pelo trabalho fundamental que realizam.
Que Deus os abençoe.
Bom dia a todos.
Muito obrigado.
(APLAUSOS)
O SR. PRESIDENTE:- Em tempo, registro a presença do Coronel Silveira, ex-Deputado, que muito abrilhantou esta Casa, e cumprimento também a 1º Tenente Gláucia Alves Costa Soares, representante do Colégio Militar de Anápolis.
Neste momento, por iniciativa do nobre Deputado Major Araújo, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás concede homenagem a diversas personalidades pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás.
Convido o nobre Deputado Major Araújo para fazer a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao Major da Polícia Militar Adilton Barbosa Rodrigues; ao Soldado da Polícia Militar Alexandre de Melo Medrado; ao 1º Sargento da Polícia Militar Alexandre Moacir Ribeiro; à 1º Sargento da Polícia Militar Alice Lane Camilo Mattos; ao Capitão da Polícia Militar Allan Alves Araújo; ao Cabo da Polícia Militar Amilton Aleixo da Silva; à 2º Sargento da Polícia Militar Ana Maria de Oliveira Santos; ao Cabo da Polícia Militar Ananias Resende de Freitas; ao Soldado da Polícia Militar André dos Santos Bezerra; ao Soldado da Polícia Militar Anízio de Souza Lobo.
(O SENHOR DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
O SR. PRESIDENTE:- Convido, para receberem a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, os Senhores: 3º Sargento da Polícia Militar, Antônio Eustaquio de Souza; Major da Polícia Militar, Antônio Lopes Avelar; Cabo da Polícia Militar, Antônio Marques de Oliveira; Soldado da Polícia Militar, Aristides Soares de Almeida; Capitão da Polícia Militar, Artur Gonçalves Souza e Silva; 1º Sargento da Polícia Militar, Audy de Castro Serrano; Cadete da Polícia Militar, Augusta Alves Martins Barbosa Moreira Landim; Cabo da Polícia Militar, Baltazar de Jesus Araujo Godinho; Soldado da Polícia Militar, Baltazar Leite Torres; 3º Sargento da Polícia Militar, Carlos Alexandre Rodrigues Bassualdo.
(O NOBRE DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
O SR. PRESIDENTE:- Convido o eterno Deputado, Coronel Silveira, para que juntamente com o Deputado Major Araújo proceda à entrega da Medalha aos próximos homenageados: o 3º Sargento Carlos César Coelho Rocha, o 2º Sargento Carlos César da Silva Oliveira, o Soldado Carlos Eduardo Barbosa de Souza; 3º Sargento da Polícia Militar, Carlos Fernandes de Jesus; Subtenente da Polícia Militar, Cecílio de Faria Sobrinho; Soldado da Polícia Militar, César Theodorus Miguel Bom; Soldado da Polícia Militar Charliton Pereira dos Santos; Soldado da Polícia Militar, Cláudia Simone Alfenas Rasmussen; Cabo da Polícia Militar, Cláudio Luiz Vaz; e o Soldado da Polícia Militar, Cleibe Pereira da Silva.
(O NOBRE DEPUTADO MAJOR ARAÚJO, JUNTAMENTE COM O CORONEL SILVEIRA, PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
(PALMAS)
O SR. PRESIDENTE:- Quero, também, neste momento, convidar o Coronel Edson Costa Araujo, nosso Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, para que, juntamente com o Deputado Major Araújo, possa proceder a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira aos homenageados: 2º Tenente da Polícia Militar, Cristiane Ferreira; 2º Tenente da Polícia Militar , Debrail de Souza Lopes; Cabo da Polícia Militar, Denis de Assis Furtado; 3º Sargento da Polícia Militar, Deusdete Gomes, 2º Sargento da Polícia Militar, Deuselino Alves Machado, 3º Sargento da Polícia Militar, Diomar Pinto de Lima, Soldado da Polícia Militar, Diuleyser Araújo de Almeida, Soldado da Polícia Militar, Divino Borges, Soldado da Polícia Militar, Djarbas Vieira Lima e Cabo da Polícia Militar, Eber Domingos Fernandes.
(O SENHOR DEPUTADO MAJOR ARAÚJO E O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR, CORONEL EDSON COSTA ARAÚJO, FAZEM A ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
(APLAUSOS)
O SR. PRESIDENTE:- Neste instante, convido o Coronel Fernando Carlos, representante do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, para junto com o Deputado Major Araújo proceder à entrega da Medalha do Mérito Legislativo, Pedro Ludovico Teixeira, ao 2º Sargento da Polícia Militar, Edson Pereira da Silva, ao Soldado da Polícia Militar, Eduardo Ferreira da Silva Neto, ao Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Edvaldo Lencione da Silva; 2º Sargento da Polícia Militar, Eliane Caiado de Castro Dragalzew; Cabo da Polícia Militar, Eliaquim da Costa Aquino; 3º Sargento da Polícia Militar, Eliezer de Paula Reis; Coronel da Polícia Militar, Elvio Mendes de Castro; Coronel da Polícia Militar, Emanuel Barbosa da Silva; Cabo da Polícia Militar, Emivaldo Gonçalves de Souza; 1º Tenente da Polícia Militar, Éric Chiericato.
(O NOBRE DEPUTADO MAJOR ARAÚJO, JUNTAMENTE COM O TENENTE-CORONEL FERNANDO BRANDÃO, PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
O SR. PRESIDENTE: - Convido para receberem suas homenagens o Cabo Eurides José de Carvalho, o Soldado Eurípedes de Souza, o Soldado Fabiany Pereira da Silva, o 2º Sargento Fernando de Freitas, o Soldado Gaspar Alves da Silva, o Tenente-Coronel Geraldo de Castro, o Soldado Geraldo Duarte Barbosa, o Cabo Geroncio Luiz de Lima, o 2º Sargento Hélio Guiomar Borges, o Subtenente Henrique Silva Ribeiro, o Soldado Isael Sebastião Fernandes Santana.
(O NOBRE DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
O SR. PRESIDENTE: - Convido o nobre Deputado Major Araújo para fazer a entrega da Medalha aos Senhores Homenageados: 3º Sargento da Polícia Militar, Isaura Cláudia Pereira; Soldado do Corpo de Bombeiros Militar, Itamar José Leandro; Cabo da Polícia Militar, Itamar Vieira de Godoi; Convido o Soldado da Polícia Militar, Jácomo Guide da Veiga Neto; Convido o Soldado da Polícia Militar, Jânio Fernandes da Cunha Mourão; Convido o 3º Sargento da Polícia Militar, João Batista Alves Souza; Convido o Soldado João Batista Gonçalves; Convido o Soldado João Batista da Silva; Convido o Subtenente da Polícia Militar, João Carlos Rezende Bittencourt; Convido o 1º Sargento da Polícia Militar, José Ailton de Souza Ramos; Convido o 2º Sargento da Polícia Militar, José Alves da Silveira.
(O NOBRE DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVIDO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
O SR. PRESIDENTE:- Convido o nobre Deputado Major Araújo para fazer a entrega da homenagem aos Senhores: Soldado da Polícia Militar, José Antônio Gonçalves de Souza, Coronel da Polícia Militar, José Carlos Moreira de Souza, 1º Tenente da Polícia Militar, José dos Reis Júnior, Capitão da Polícia Militar, José Messias Pereira Lima, Soldado da Polícia Militar Juliano de Oliveira Alves Resende, Cabo da Polícia Militar Júlio Cesar Lopes Costa, Secretária Kamila Tavares de Almeida, 2º Tenente da Polícia Militar Lauro Rodrigues Cerqueira Júnior, Soldado da Polícia Militar Leandro Cesar Nunes Menino, 3º Sargento da Polícia Militar, Lourival Pereira Gomes. 
O SENHOR DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
O SR. PRESIDENTE:- Convido, para receberem a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, os Senhores: Cabo da Polícia Militar Luiz Carlos Ferreira Nunes; 2º Sargento da Polícia Militar, Manoel Messias Povoa; 2º Sargento da Polícia Militar, Marcílio Conceição Santana; Cabo da Polícia Militar, Marcio Divino de Sousa Rosa; Promotor de Justiça, Marcos Antônio Ferreira Alves; Soldado da Polícia Militar, Marcos Marcelino Alves; 2º Sargento da Polícia Militar, Maria José da Silva Arantes; Soldado da Polícia Militar, Mário Aluisio Duarte de Oliveira; Soldado da Polícia Militar, Mário Vinícius Ferreira; Cabo da Polícia Militar, Marta Silva Fernandes.
(O NOBRE DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
O SR. PRESIDENTE: - Convido para receberem suas homenagens o Cabo Maurílio Luiz da Trindade, o Vereador por Formosa Natanael Caetano do Nascimento, o 3º Sargento Nemésio Oliveira Júnior, o Soldado Nilton Cezar Pereira Paes, o 3º Sargento Odair Francisco Borba, o Soldado Patrícia Leão, o 3º Sargento Paulo Hernandes Viana Oliveira, o 3º Sargento Paulo Roberto da Silva, o Tenente-Coronel Paulo Roberto de Oliveira, o Soldado Presley Francisco da Silva.
(O NOBRE DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
(PALMAS)
O SR. PRESIDENTE: - Convido o nobre Deputado Major Araújo para fazer a entrega da Medalha aos senhores homenageados: 1º Tenente da Polícia Militar, Ranggel Guimarães Brandão da Silva; Cabo da Polícia Militar, Relton de Sousa Rosa; Soldado da Polícia Militar, Renato Braz de Freitas; Major da Polícia Militar, Renato Pereira da Silva; Subtenente da Polícia Militar, Ricardo Silva Borges; Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Rivaldo Aguiar Magalhães; Promotor de Justiça, Robertson Alves Mesquita; Soldado da Polícia Militar, Rogério Alves de Oliveira; Capitão da Polícia Militar, Rogério Corrêa Batista; 1º Sargento da Polícia Militar, Ronaldo Quirino Pereira.
(O NOBRE DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
O SR. PRESIDENTE:- Convido o nobre Deputado Major Araújo para fazer a entrega da homenagem aos Senhores: 1º Tenente da Polícia Militar, Samir Ibrahim Chaud Junior; Soldado da Polícia Militar, Samuel Xavier Deolindo; 1º Sargento da Polícia Militar, Santos Francisco de Almeida; 1º Tenente da Polícia Militar, Tadeu Sousa da Conceição; 2º Sargento da Polícia Militar, Valmir dos Reis; Cabo da Polícia Militar, Viviane Duarte de Carvalho Santana; Capitão da Polícia Militar, Waldivino Alves de Amorim; 1º Sargento da Polícia Militar, Waleska Faria dos Santos; Soldado da Polícia Militar, Waltuir Constantino Santiago.
(O SENHOR DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PRODECE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
(APLAUSOS)
O SR. PRESIDENTE:- Convido o nobre Deputado Major Araújo para proceder à entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao Soldado da Polícia Militar Wander Naves de Souza, ao Soldado da Polícia Militar Wellington Roberto da Cunha, ao 1º Tenente da Polícia Militar Werik Ramos da Silva, ao Soldado da Polícia Militar Wesley Pires de Almeida, ao Soldado da Polícia Militar William de Oliveira, ao Cabo da Polícia Militar Willian Rosa de Almeida e ao Cabo da Polícia Militar Wilson Sodré de Souza.
(O SENHOR DEPUTADO MAJOR ARAÚJO PROCEDE À ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO PEDRO LUDOVICO TEIXEIRAAOS HOMENAGEADOS)
O SR. PRESIDENTE:- Concedo a palavra ao Coronel da Polícia Militar, Elvio Mendes de Castro, que falará em nome dos homenageados.
O SR. ELVIO MENDES DE CASTRO: - Bom-dia a todos.
Nós gostaríamos de cumprimentar o nobre Deputado Estadual Daniel Messac, no exercício da Presidência da Casa, e, com isso, cumprimentamos todos os Deputados presentes nesta Sessão.
Gostaria de Cumprimentar o Assessor Especial da Governadoria, Doutor Clóvis de Oliveira, 
epresentante do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Goiás, Doutor Marconi Ferreira Perillo Júnior; o Coronel Edson Costa Araújo, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, e parabenizá-lo pelos 154 anos de aniversário; o Tenente-Coronel e colega de turma, Fernando Carlos Brandão, representante do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar; o Assessor Parlamentar Renato Rassi, representante do Senador Cyro Miranda; o Diretor-Técnico de Atendimento Horácio Melo Cunha e Santos, representante do Presidente do DETRAN José Taveira Rocha; o Promotor de Justiça Robertson Alves de Mesquita, representante do Ministério Público do Estado de Goiás; o 1º Sargento da Reserva, Santos Francisco de Almeida, Presidente da Associação dos Militares vítimas do Césio 137; o Coronel Nelito Barbosa, e assim o fazendo cumprimento todos os homenageados que nesta manhã estão sendo condecorados. Cumprimento também a minha esposa, Regina Célia, os meus dois filhos e todos os familiares dos militares aqui presentes.
Senhoras e senhores, vamos fazer a rota inversa do que o nosso Deputado Major Araújo fez. Vamos começar pelos militares vítimas do Césio.
Gostaríamos de volver os nossos olhos há 25 anos, onde encontraremos uma Nação em transição do regime militar para o democrático, onde o povo há poucos instantes disso ainda marchava pelas “Diretas Já”.
Uma nação que estava em fase de crescimento, e um destaque todo especial para o Estado de Goiás, onde estava sendo realizado um circuito nacional de motovelocidade, trazendo um grande fluxo de pessoas de várias partes do Brasil e de outras nações. E foi nesse cenário que aconteceu uma história envolvendo quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM.
Não conheço o autor dessa história, mas achei de grande utilidade para discutirmos nesta manhã.
“Havia um trabalho importante a ser feito, e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM se zangou porque era um trabalho de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensa que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixaria de fazê-lo. Afinal, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito”.
Esta história, por coincidência ou mera semelhança, talvez não tenha nada a ver com o esquecimento de uma bomba de Césio 137 em um hospital que havia sido fechado para a construção do Centro de Convenções de Goiânia, causando o maior acidente radionuclear já registrado, pegando as autoridades, inclusive a CNEN, órgão encarregado de adotar as providências necessárias para o controle e erradicação de qualquer tipo de acidente, de surpresa.
Neste momento de caos é que o homem se entrega à busca para adquirir conhecimento e sabedoria consoante para a resolução da crise. E foi com a força tarefa envolvendo a área da saúde, área da segurança pública e o Consórcio Rodoviário, CRISA, e outros órgãos, juntamente com a Coordenação da CNEN e a orientação de doutores em energia nuclear dos Estados Unidos e Paraguai, que se começou a buscar a resolução do impasse desse problema.
A Polícia Militar, com a declaração do acidente, ativou o seu plano de chamada e em poucos instantes estava com todo o seu efetivo aquartelado e pronto para a ação que a ela fosse designada. E em poucos dias foi criada a CIPOLES, Companhia de Policiamento Especial, que ficou responsável pelo isolamento, escolta no trânsito do material e a guarda no depósito.
Do 1º Batalhão foram enviados vinte e um homens voluntários, a comando do então 2º Tenente PM Castro, que desde o período da academia recebeu uma missão e adotou essa linha de ação de que, dentro da forja dos princípios milicianos, onde houver uma missão que ninguém quer, aceita tu. O Comandante da Academia, quando da nossa formatura, quando chegamos da viagem dos estudos, fizemos a apresentação para ele, e ele me deu essa orientação em particular. E eu sempre procurei aceitar todas as missões a mim destinadas durante a minha carreira, baseada nessa orientação que recebi. Não só o 1º Batalhão, mas o RPMONT e o 7º BPM enviaram quarenta e nove homens para compor a CIPOLES, que se apresentaram no subsolo do Centro Administrativo prontos, em condição de trabalho, que foi estruturado e desenvolvido com todo empenho e disposição da tropa. Então, recebemos o apoio do Doutor Charles, da Defesa Civil do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, em que tirou férias e veio como voluntário auxiliar no tratamento da descontaminação, bem como aproveitou e aprimorou o conhecimento do efetivo miliciano da CIPOLES, ministrando curso sobre radiação e suas conseqüências e como  utilizar os equipamentos disponíveis, caneta e crachás dosimétricos e contador Gaiguer.
Alguns meses depois, a cidade estava descontaminada e todo o material contaminado estava no depósito provisório. A calmaria começava a reinar novamente em Goiânia. Infelizmente, nem todos os homens e mulheres que se entregaram à missão de trazer a paz ao coração da Nação, mesmo com risco de suas vidas, para atingir objetivo, foram reconhecidos.
Reconhecimento, senhores, reconhecimento é o ponto chave para fazer o homem satisfeito do seu trabalho, tornando-o mais proativo na sua missão. Reconhecimento é aquilo que cada ente querido espera que o Estado dê ao seu esposo ou a sua esposa que se entrega à missão miliciana. Reconhecimento é aquilo que todos os amigos aguardam ver de cada autoridade, o reconhecimento pela missão desenvolvida.
Em uma pesquisa de campo sobre a eficácia e a eficiência do serviço do policial militar, afeta a satisfação da tropa realizada na Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com parceira com a PUC – Rio Grande do Sul, onde foram entrevistados 10% do efetivo da Brigada, distribuídos nos municípios do Rio Grande do Sul . Essa pesquisa chegou à conclusão de que o índice de satisfação da tropa, em primeiro lugar, estava na aceitação das opiniões e idéias de cada militar pelo comando, em segundo quando o trabalho era reconhecido e valorizado pelos seus superiores, e só em sexto lugar vinha a questão salarial, dada a importância do reconhecimento daquilo que você desempenha.
Por isso, hoje, com o reconhecimento desta Casa, Deputado Daniel Messac, gera no coração do efetivo da gloriosa Polícia Militar a sensação de que não estão abandonados, mas que nos momentos de crise esse homem poderá contar com o apoio do Estado.
Queremos também, em segundo ponto, parabenizar todos os militares que estão em carreira, pela homenagem que estão recebendo. Vejo muitos rostos que ainda não conhecemos, muita gente nova, isso é bom, é bom distribuir esse reconhecimento com seus familiares.
Para encerrarmos parabenizamos a Polícia Militar pelo seu aniversário, e que cada um de vocês seja cônscio da sua missão e sempre com a mesma energia, com a mesma galhardia continue desenvolvendo essa tarefa, pois a paz, a tranqüilidade, a harmonia da sociedade estão em nossas mãos.
Que Deus abençoe a todos, e muito obrigado.
(PALMAS)
O SR. PRESIDENTE:- Encerro a presente Sessão, agradecendo o comparecimento das autoridades e demais pessoas que vieram abrilhantar esta solenidade e, convoco outra Sessão Solene para segunda-feira, no horário regimental.. 
ASS. DEPUTADO MAJOR ARAUJO


São Paulo faz ato em memória das vítimas do acidente com o césio-137

São Paulo faz ato em memória das vítimas do acidente com o césio-137

Notícia - 10 - set - 2007
Cerca de 60 pessoas se reuniram nesta terça-feira em frente ao Teatro Municipal no centro de São Paulo para um ato em memória às vítimas do acidente radioativo com o césio-137.
A morte simbólica encenada por ativistas em São Paulo homenageou as vítimas do césio-137, acidente que ocorreu há 20 anos em Goiânia.
Vestidos de preto, os ativistas deitaram no chão enquanto uma pessoa disfarçada de morte representava os riscos da energia nuclear. A morte simbólica foi uma maneira de lembrar os quase 60 mortos e as milhares de pessoas afetadas pelo acidente com a cápsula radioativa de césio-137 em Goiânia, que completa 20 anos esta semana.
O ato foi iniciativa do Greenpeace e da Fundação SOS Mata Atlântica e contou com a participação de Santos Francisco de Almeida, representante da Associação dos Militares Vítimas do Césio-137 (AMVC-137). O secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano, esteve presente ao ato.
"O estado de São Paulo não precisa de energia nuclear, que é perigosa e desnecessária", afirmou Graziano.
Confira abaixo o vídeo feito no local do ato:
Na segunda-feira, um ato semelhante foi realizado em Salvador - clique aqui para saber como foi.
O acidente com o césio-137 ocorrido em Goiânia em 1987 é considerado o pior acidente radioativo em área urbana do mundo. Para saber um pouco mais sobre a história do acidente e participar da cyberação contra a retomada do programa nuclear brasileiro (e também a construção de Angra 3), clique aqui.
Estima-se que as 19 gramas de césio-137 contidas naquela fonte fizeram mais de 60 vítimas e contaminaram mais de 6 mil pessoas, segundo dados da AVICÉSIO. Os afetados sofrem com problemas como câncer, defeitos genéticos, seqüelas psicológicas e preconceito. A tragédia ainda deixou como herança mais de 20 toneladas de lixo radioativo.  
"Cerca de 500 militares foram atingidos pelo acidente. O atual comando da PM mandou abrir uma sindicância que apurou que pelo menos 202 destes militares estão doentes, com problemas graves como câncer e alergias", afirmou Almeida.
Além do perigo radioativo, o acidente de Goiânia expôs a incapacidade do governo federal em garantir a segurança das instalações nucleares no Brasil. Essa incapacidade foi mais recentemente detalhada pelo relatório da Câmara dos Deputados "Fiscalização e Segurança Nuclear", publicado em 2006. O documento aponta diversas falhas na estrutura de controle das atividades nucleares no Brasil tais como a ambigüidade de funções da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), que acumula os papéis de fomento, pesquisa e fiscalização das atividades nucleares do país.  
"O governo brasileiro não tem capacidade de garantir a segurança das instalações nucleares que já existem e, mesmo assim, decidiu investir mais R$ 7 bilhões na construção da usina nuclear Angra 3. Os enormes riscos e os altos custos envolvidos tornam este projeto inaceitável", disse Rebeca Lerer, da campanha de energia do Greenpeace.
As entidades promotoras do ato em São Paulo afirmam que o 20º aniversário da tragédia de Goiânia serve como um momento de reflexão para a sociedade brasileira. "Agora que o governo federal anuncia a retomada do programa nuclear brasileiro, a sociedade deve se mobilizar e deixar claro que não quer conviver com mais este risco", afirmou Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica.
Na próxima quinta-feira (13), o Greenpeace apoiará os atos da Associação das Vítimas do Césio-137 em Goiânia (GO).