sábado, 21 de setembro de 2013

Promoção das vítimas do Césio-137 é um resgate histórico”, diz comandante da PM

“Promoção das vítimas do Césio-137 é um resgate histórico”, diz comandante da PM

Coronel Silvio Benedito Alves / Foto: divulgação
Coronel Silvio Benedito Alves / Foto: divulgação
Comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Silvio Benedito Alves, avaliou como uma grande conquista e resgate histórico, a promoção dos policiais e bombeiros militares vítimas do Césio-137.
 Ato de bravura
A promoção por ato de bravura foi anunciada pelo governador Marconi Perillo na noite da última sexta-feira (26), durante a solenidade em comemoração aos 155 anos da corporação.
Ao todo, 189 policiais e 18 bombeiros militares vítimas do Césio-137 serão promovidos. De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o Césio-137, que aconteceu na capital, em 1987, foi o maior acidente radiológico registrado no mundo envolvendo fonte radioativa utilizada em hospitais. “Sem dúvida é uma grande conquista. Alguns dos policias já estão mortos e outros ficaram com sequelas graves”, lembra.
Reconhecimento justo
Para o capitão da PM Carlos Lira, uma das vítimas do Césio-137, a promoção é um reconhecimento justo aos profissionais que trabalharam diretamente na área contaminada. “Na época, muitos de nós trabalhamos sem nenhum tipo proteção. Nossa vida mudou. Enfrentamos preconceitos e vários problemas de saúde”, conta.
O decreto com as promoções deverá ser publicado ainda hoje.