sexta-feira, 8 de setembro de 2017

blog da escritora Kamila Almeida -Poemas,Frases,Contos e Crônicas.


https://santoskamila.blogspot.com.br/

ARTIGO -POR KAMILA ALMEIDA - ESCRITORA GOIANA



BRILHO AZUL: CÉSIO-137


Em 13 de setembro de 1987, ocorreu o maior acidente radiológico em área urbana do Brasil na cidade de Goiânia-GO.


O Césio-137 foi o símbolo da morte que vitimou milhares de pessoas da cidade de Goiânia-GO, ocasionando sequelas no código genético que afetado se torna vulnerável às doenças crônicas, imunológicas e físicas.


Aos 30 anos da fatídica tragédia com o césio-137 muito contingentes de vítimas padecem de assistência no tratamento ambulatorial e no reconhecimento individual como vítimas desse grave acidente.


O “brilho azul” assim denominado antes de descobrir que sua forma sólida era partículas do isótopo de césio-137 (Cs) se tratava de um elemento radioativo que contaminou aqueles que tiveram contado direto e indireto com o elemento radioativo.


A exposição de pessoas naquele primeiro momento de especulação sobre o que se tratava o brilho azul em pequenas gramas de césio-137 foi de certa estranheza, pois durante o dia o material se mantinha sólido e ao anoitecer reluzia o azul que brilhava intensamente.


De fato para as vítimas que tiveram o primeiro contato não entendiam o que aquilo significava somente após os sintomas: Náuseas, vômitos, diarreias que passaram a perceber que se tratava do brilho nocivo à saúde da população goiana como um todo.


Afetando não somente vítimas civis, mas também os militares que isolaram as áreas contaminadas.


Texto de autoria de Kamila Tavares de Almeida